Serviço Social no Campo Sociojurídico – Cefatef EAD

Serviço Social no Campo Sociojurídico

Serviço Social no Campo Sociojurídico

Fornecer conceitos, embasamento teórico e técnico operativo, relacionado aos serviços, programas e projetos que são considerados do campo sociojurídico no âmbito públicos, privados e terceiro setor.

  • Instrumentalizar e habilitar as/os discentes das várias áreas do conhecimento em humanidades, interessados no campo sociojurídico nos assuntos e temas que envolvem o indivíduo, família e a sociedade em relação aos aspectos sociais, políticos e jurídicos;
  • Favorecer o aprendizado no campo sociojurídico e sua atuação nos setor público, designadamente nos serviços considerados do campo sociojurídico, bem como as instâncias do poder judiciário, setor privado e terceiro setor, por meio de teorias e práticas que abrangem o trabalho e suas relações com os aspectos sócias, políticos, culturais e éticos.

Prof. Me. Flaviana Aparecida de Mello. http://lattes.cnpq.br/2189659158769712.

Professora Universitária na graduação e Pós graduação, Assistente social, Mestra em Serviço Social pela PUC- SP. Pesquisadora e membro e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social (NEMESS), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciatura Plena em Pedagogia, Terapeuta de Família e Casal, Especialista em psicopedagogia institucional, especialista em violência doméstica. Perita social do Juizado Especial Federal Cível de São Paulo – JEF/SP. Presta assessoria e consultoria para organizações do 3º setor e prefeituras.

Possui experiência como Diretora de Departamento da Proteção Social Básica; Proteção Social Especial de Média Complexidade e Proteção Social Especial de Alta complexidade – PNAS/SUAS, além de gerência de serviços e programas – PNAS/SUAS, Direitos Humanos, campo sóciojuridico, Segurança Pública e supervisão técnica para serviços da política de assistência social.

Áreas principais de estudo e atuação profissional: assistência social, educação, pedagogia, direitos humanos, segurança pública, atendimento a crianças e adolescentes em situação de abuso e exploração sexual; famílias; mulheres e gênero; adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, planejamento e avaliação social, seguridade social, Gestão pública, saúde, SUS, instrumentalidade e instrumentais técnicos operativos – estudo social, laudo social, relatório social, parecer, relatório social, atendimento individual e grupo, visita domiciliar. Atua na docência do ensino superior tanto na graduação quanto Pós graduação e com assessoria e consultoria para elaboração de planos, projetos e ministrando cursos de aprimoramento profissional para equipes de serviços e programas da rede socioassistencial.

512 horas

Assistentes Sociais, Psicólogos, Pedagogos, Antropólogos, Advogados e demais profissionais com formação superior.

 

Todas as disciplinas apresentam exposição dialogada, vivências psicodramáticas, projeção visual, projeção de filmes, dinâmica de grupo, apresentação de seminário, simulações de atendimento.

Módulo
Carga Horária
O Serviço Social e o Campo Sociojurídico: questões Éticas e a atuação profissional
32
Inclusão, Exclusão e Políticas Públicas
16
Psicologia Social e Jurídica
16
Indivíduo e Sociedade
16
Movimentos Reivindicativos
16
Família e Contemporaneidade
32
Direitos Constitucionais e Legislação Social
32
Legislação Social
32
Direitos Humanos
72
Intervenções técnicas no campo sociojurídico: família; criança e adolescente; idoso; pessoa com deficiência; questões do patriarcado, gênero, raça, etnia e LGBTQIA+;
80
Serviço Social e Populações Privadas de Liberdade
80
Comunicação e expressão
30
Laboratório e Prática no Campo Sociojurídico
50
Metodologia Científica
40
  • Flaviana Aparecida de Mello;
  • Luis Antonio da Silva;
  • Marcelo Maurício de Morais;
  • Cleonice Peixoto de Melo;
  • Roberta Oliveira;
  • Vivian Oliveira dos Santos;
  • Danubia da Costa Teixeira;
×