Introdução a Terapia Cognitiva

Introdução a Terapia Cognitiva

Apresentar os princípios fundamentais da terapia cognitiva bem como estratégias de intervenção capazes de corrigir as distorções relativas aos problemas familiares e facilitar as relações familiares.

A maioria dos problemas interpessoais ocorre por dificuldades no processo de comunicação e pela forma como as situações são interpretadas. A demanda de procura por ajuda profissional para resolver as emergências pessoais tem aumentado. Essa demanda está relacionada a um mundo contemporâneo pautado nas emergências pessoais e interpessoais.

Com base nesses dados, a Terapia Cognitiva que tem como base a visão construtivista, compreende que o ser humano é ativo na construção de hipóteses e teorias sobre o mundo e as coisas. Essa visão de mundo está relacionada à maneira que nossas crenças básicas determinam o modo como pensamos e como nos sentimos. Os nossos pensamentos têm a capacidade de influenciar as nossas emoções e também de serem influenciados por ela.

A proposta desta Extensão é apresentar técnicas e recursos cognitivos para auxiliar o profissional a lidar com essas demandas em seus atendimentos individuais e familiares.

Profissionais e Estudantes nas áreas de humanas e saúde, entre eles: Psicólogos, Assistentes Sociais, Pedagogos, Psicopedagogos, Terapeuta Ocupacional, etc.

64 horas

Introdução à Terapia Cognitiva
Principais Objetivos: Resolução de Problemas, Flexibilidade Cognitiva e Reestruturação Cognitiva.
Apresentação dos modelos de Ansiedade e Depressão
Identificação da queixa do paciente e de sua família
Principais técnicas cognitivas e acompanhamento individual e familiar
Importância da comunicação na dinâmica das relações